!DOCTYPE html> Grupo Engecon ® | Sustentabilidade. Esse é o nosso negócio

Sustentabilidade
Esse é o nosso negócio





Nos últimos anos, a palavra “sustentabilidade” é a que mais se ouve e vê, seja na economia, na educação, na engenharia ou nas empresas. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

A palavra-chave da sustentabilidade é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo. Apesar de ser um consenso na atualidade a necessidade de se discutir a questão ambiental, tem sido cada vez mais difícil se chegar a um consenso de como se manter os rumos do crescimento econômico e do desenvolvimento humano, sem prejudicar ao ecossistema e à própria vida humana.

Este é o desafio da sustentabilidade, manter em equilíbrio a relação entre o desenvolvimento humano (individual e social), o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. Em contrapartida, temos a árdua tarefa de nos preocuparmos mais com o Meio Ambiente e com o que nossas gerações futuras terão. Precisamos agir, já!

Responsabilidade Ambiental

Diante deste fardo, o Grupo Engecon se estabilizou no mercado justamente para levar a educação ambiental para todos os setores e pessoas, a partir do momento em que temos a consciência de que uma atuação conjunta, de empresas, sociedade e poder público, poderá mudar a qualidade do Meio Ambiente.

Além disto, o Grupo Engecon trabalha para a melhoria da qualidade das relações e ambiente de trabalho, tendo práticas de responsabilidade ambiental empresarial como base para promoção do desenvolvimento sustentável, declara sua conformidade frente aos aspectos legais aplicáveis à atividade e aos requisitos de Responsabilidade Ambiental.

Tal Responsabilidade Ambiental pode ser vista como um conjunto de práticas, ações e atitudes (individuais ou empresariais), voltados para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isso quer dizer que estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

E quais são as atitudes do Grupo Engecon?

Em nossa empresa, nós priorizamos atitudes sustentáveis que beneficiam a todos e, principalmente, o meio ambiente, já que o nosso propósito é disseminar os conceitos de sustentabilidade para seus colaboradores, clientes e cidadãos. Confira:

  • Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos);
  • Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto;
  • Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água;
  • Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos;
  • Comprar e usar aparelhos eletrônicos com baixo consumo de energia;
  • Economizar energia elétrica nas tarefas cotidianas;
  • Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados;
  • Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade;
  • Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa;
  • Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa;
  • Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental;
  • Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.