!DOCTYPE html> Grupo Engecon ® | Sustentabilidade. Esse é o nosso negócio

Sustentabilidade
Esse é o nosso negócio





Responsabilidade Corporativa

O Grupo Engecon consciente da necessidade de atuação conjunta para a melhoria da qualidade das relações e ambiente de trabalho, tendo práticas de responsabilidade social empresarial como base para promoção do desenvolvimento sustentável, declara sua conformidade frente aos aspectos legais aplicáveis à atividade e aos requisitos de Responsabilidade Social, conforme abaixo relacionados:

Trabalho Infantil:

Não apoiamos a utilização de trabalho infantil por nossos fornecedores e subcontratados, nós comprometemos a ações de reparação sempre que crianças forem encontradas trabalhando.

Trabalho Forçado:

Não reteremos qualquer parte do salário, benefício, propriedade ou documentos de qualquer pessoa, a fim de forçá-la a continuar trabalhando para a empresa.

Não utilizamos e não apoiamos a utilização de trabalho forçado ou compulsório, conforme definido na Convenção 29 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, nem solicitamos que nossos colaboradores façam depósitos ou deixem documentos de identificação com a empresa quando do início do emprego.

Garantimos que nossos empregados tenham o direito de deixar o local de trabalho após concluir um dia de trabalho padrão e possuem a liberdade para encerrar o contrato de emprego, desde que seja feita uma notificação à empresa conforme prazos definidos na Legislação específica.

Comprometemo-nos a não se envolver ou apoiar o tráfico de seres humanos, não se utilizar de mão de obra irregularmente contratada, bem como em situação irregular no País.

Saúde e Segurança:

Proporcionamos um ambiente de trabalho seguro e saudável a todos os nossos colaboradores, com acesso à água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança necessários e treinamento para sua correta utilização, tomando medidas cabíveis para a prevenção de acidentes e danos à saúde.

Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva:

Garantimos o pleno direito de nossos empregados a se associarem e de organizarem sindicatos de sua escolha e de negociarem coletivamente a seu favor com a empresa. Não devemos de nenhuma maneira interferir com o estabelecimento, funcionamento ou a administração de tais organizações de trabalhadores ou da sua negociação coletiva, desde que isto não venha a interferir em sua rotina de trabalho ou o expediente contratado.

Asseguramos que os representantes de nossos empregados e qualquer pessoal empenhado em organizar os trabalhadores não sejam sujeitos à discriminação, assédio, intimidação ou retaliação por motivo de serem membros de um sindicato ou de participarem de atividades do sindicato e que tais representantes tenham acesso aos membros de seu sindicato no local de trabalho, desde que isto não venha a interferir em sua rotina de trabalho ou a criar dificuldades para cumprimentos de suas atividades contratadas.

Discriminação:

Não nos envolvemos ou apoiamos a discriminação na contratação, remuneração, acesso ao treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, classe social, nascimento, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, estado civil, associação a sindicato, opinião política, idade ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

Não interferimos no exercício dos direitos de nossos empregados em observar preceitos ou práticas, ou em atender às necessidades relativas à raça, origem nacional ou social, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, responsabilidades familiares, associação a sindicato, opinião política, ou qualquer outra condição que poderia dar ensejo à discriminação.

Não submetemos nossos empregados a testes de gravidez ou virgindade sob nenhuma circunstância.

Práticas Disciplinares:

Não permitimos qualquer comportamento que seja ameaçador, abusivo, explorador ou sexualmente coercitivo, incluindo gestos, linguagem e, quando aplicável, nas residências e outras instalações fornecidas pela empresa para uso pelos empregados.

Tratamos todos os nossos empregados com dignidade e respeito. Não envolvemos ou toleramos a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal das pessoas. Não permitimos tratamento rude ou desumano.

Horário de Trabalho:

Estamos em conformidade com as leis aplicáveis sobre jornada de trabalho e períodos de descanso, desde que não tenha sido definido de forma diferente por força de o contrato de prestação de serviço e da manutenção de serviços essenciais.

Fornecemos aos nossos empregados, pelo menos, um dia de folga, após seis dias de consecutivos de trabalho.

Garantimos que todo trabalho feito em hora extra esteja em conformidade com a legislação aplicável e com o acordo de negociação coletiva.